• Fernanda Cristina Dias

Publicação no Jornal de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise


Acaba de ser publicado meu artigo, Objeto subjetivo e a clínica das psicoses, no Jornal de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Este volume do jornal pode ser adquirido no link:

http://sbpsp.org.br/…/jornal-de-ps…/item/1627-numero-95.html ou consultado no seguinte endereço: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/jp/v51n95/v51n95a09.pdf

O trabalho apresenta o papel fundamental das instituições de saúde mental, nos casos de psicose, quando se permitem funcionar como objeto subjetivo nos momentos em que os pacientes necessitam regredir à dependência.

Segundo a proposição teórico-clínica do psicanalista inglês D. W. Winnicott, entende-se que o paciente psicótico tem a necessidade de depender de um ambiente suficientemente bom para poder integrar-se em uma unidade identitária e assim dar continuidade ao processo de desenvolvimento emocional.

Como apoio à linha teórica adotada foi utilizado o caso clínico, atendido por Winnicott, da paciente e psicanalista Margaret Little e sua internação momentânea em um hospital psiquiátrico.

Fernanda Cristina Dias - www.fernandacristinadias.com

#psicanalise #psicanalisefunciona #psicanalista #Winnicott #psicose #dependência #desenvolvimentoemocional

0 visualização

Siga-me

 

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle