• Fernanda Cristina Dias

A curva de saúde mental no enfrentamento do covid-19



Faço parte de um grupo de atendimento psicológico online destinado ao apoio do enfrentamento ao COVID-19. O que temos discutido é que, assim como há a curva de contaminação do vírus, há também a curva de saúde mental:


Primeira semana de confinamento: sensação de proteção por estar em casa, alguns até com o sentimento de estar em férias;


Segunda semana de confinamento: adaptação da rotina de vida e de trabalho;


Terceira semana em diante: aparecimento de sintomas ou agravamento de sintomas anteriores. Exemplos: se a pessoa já apresentava ansiedade, talvez possa ter um pico de ansiedade a partir deste momento; se até agora estava bem, pode começar a sentir-se deprimida.


Os sintomas destas fases podem variar, mas em geral, se apresentam assim.


Portanto, fiquem atentos à saúde mental daqueles do seu convívio. Mesmo aqueles que estavam "numa boa", poderão necessitar de maiores cuidados a partir de agora; e os que já sofrem, apresentando sintomas de depressão, ansiedade e pânico, poderão ter uma piora neste momento.


Os atendimento psicológicos presenciais de emergência estão sendo assegurados pelos hospitais. Se for o caso de uma crise fora de controle, procure um atendimento. Mas, se for contornável, ajude o seu ente querido no enfrentamento deste momento, com responsabilidade e acolhimento, sempre lembrando que esta situação é momentânea e vai passar em algumas semanas.



Fernanda Cristina Dias - CRP 06/67633



#atendimentoonline #psicanalise #confinamento #covid19 #mascara


0 visualização

Siga-me

 

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle