• Fernanda Cristina Dias

Qual a diferença entre Psicanálise e Coaching?


Muitas pessoas têm me perguntado qual a diferença essencial entre Psicanálise e Coaching portanto, tentarei explicar de forma simples usando uma analogia.

Imagine um terreno, observe sua extensão, seu formato e sua topografia. Veja também qual a característica do solo e se ele é iluminado.

Agora, vamos tentar entender o que existe por debaixo desta superfície. Quais são os elementos constituintes deste terreno? É de formação rochosa, arenoso ou produto de uma erosão? É seco ou úmido? Existe vida nele? O que vemos debaixo é condizente com a superfície? Qual a história deste terreno? Desde quando existe e como se formou?

Obtendo uma visão ampliada sobre esta mesma superfície, podemos distanciar cada vez mais nosso olhar para tentarmos entender como a história deste terreno mistura-se à história do local em que ele se encontra.

Quais são as características do lugar? Fica em qual vilarejo, cidade e estado? É pertencente a qual país? E a qual planeta?

Você é a superfície deste terreno. É a forma como se mostra ao mundo.

Mas, o que você esconde por baixo da superfície? Quando analisamos sua história e o processo de amadurecimento que vem sofrendo desde o seu nascimento, entendemos sua constituição, o seu mundo psíquico.

E este é o objetivo da Psicanálise. Entender, por exemplo, porque neste momento o terreno apresenta ranhuras, algumas profundas, outras superficiais e qual a história de cada uma delas e desta forma, como lidar com esta realidade e evitar repetições.

Já o Coaching estabelece a análise da relação do coachee (cliente) com o local e com o mundo a que ele pertence. Fazemos parte de um sistema integrado em que o todo está dentro de nós bem como fazemos parte deste mesmo todo.

Agora me diga: como você se enxerga neste contexto? Como é você na empresa em que trabalha? E na relação com a sua família? Como suas ações interferem na cidade em que vive? E no planeta que habita? O trabalho de Coaching, Mentoring e Counseling poderá ajudá-lo a situar-se e contextualizar-se no momento atual como preparação para ações futuras que interfiram na (re) construção de sua trajetória de vida e de carreira.

E então, qual a sua questão de hoje?

#psicanálise #coaching #diferença

Siga-me

 

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle