• Fernanda Cristina Dias

Psicanálise é mais eficaz que TCC e medicamentos.


Em artigo recente, o psicanalista americano Jonathan Shedler, mostra que a psicanálise e as psicoterapias de base psicodinâmica (de pressuposto psicanalítico) mostram-se mais eficazes.

Na tabela abaixo, extraída do artigo, as psicoterapias que mais se aproximam do índice 1 são as que mostram-se mais eficazes.

É importante observar os altos índices aplicados às psicoterapias psicodinâmicas/ psicanalíticas, envolvendo o tratamento de vários transtornos em comparação com as outras psicoterapias, incluindo as de base comportamental (grupo CBT and related therapies) e as intervenções puramente medicamentosas no caso de depressões (antidepressant medication).

Isto se dá, segundo o que propóe Shedler, principalmente pelos objetivos que este tipo de tratamento (psicoterapias psicodinâmicas/ psicanálise) se propõe, os quais "inclui, mas vai além, da remissão do sintoma. Um tratamento bem sucedido deve não apenas aliviar os sintomas (i.e., livrar-se de alguma coisa), mas também promover a presença positiva das capacidades e dos recursos psicológicos".

Nós psicanalistas, quando nos propomos a ampliar a queixa do paciente, o vemos de maneira integral e assim, em longo prazo, podemos ajudar o indivíduo a não apenas entender o sintoma, mas encontrar um significado para ele, de forma que, aos poucos, possa tomar as rédeas de sua vida, se percebendo, se responsabilizando por seus sentimentos e ações, mesmo que sejam contraditórios e angustiantes.

Confira artigo completo aqui.

#psicanalisefunciona #psicanalise #psicanaliseemaiseficaz

12 visualizações

Siga-me

 

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle