Tratamentos

Ninguém poderia dizer que a palavra 'saúde' é sinônimo da palavra 'fácil'.

Winnicott, 1967.

Provavelmente, o maior sofrimento no universo humano é o sofrimento das pessoas saudáveis. Isto não é geralmente reconhecido.

Winnicott, 1988.

01.

Ansiedade

A ansiedade é um fenômeno presente em todos os animais, que ora nos beneficia ora nos prejudica, dependendo de sua circunstância ou intensidade, podendo tornar-se patológica, isto é; prejudicial ao nosso funcionamento psíquico, mental e somático (corporal). 

Quando a ansiedade torna-se patológica passamos a considerá-la um sintoma.

No entanto, é preciso entender se a ansiedade que está sentindo agora é realmente patológica. Ela:

- causa sofrimento significativo? 

- compromete alguma função do seu corpo (por exemplo, você tem alteração no sono, irritações constantes etc.)?

- está influenciando seu sentimento de "liberdade" ao ponto de voce ficar preso a algumas sensações que o impedem de fazer atividades da vida cotidiana?

- está instalada em seu modo de ser há algum tempo ou é algo momentâneo?

É preciso entender se há alguma causa externa específica associada a este estado, até mesmo se há ocorrência de outra comorbidade associada (depressão, problemas cardíacos, hormonais) ou se é algo que diz respeito ao seu funcionamento pessoal, que diz respeito ao seu modo de ser.

As sessões de Psicanálise, por serem de natureza profunda, são capazes de fornecer elementos para mapear a origem desta ansiedade e inclusive a necessidade de associar o tratamento analítico a outros tratamentos médicos.

02.

Pânico

Você às vezes sente uma intensa reação de fuga desencadeada por um perigo muito próximo, como se algo te ameaçasse naquele momento e você tivesse que reagir rapidamente para se proteger?

 

Esta reação causa emoções intensas a ponto de desencadear vários efeitos no seu corpo (sudorese, taquicardia, falta de ar, náuseas, medo de morrer etc.)?

 

Certamente você vivenciou um episódio de pânico, ou vários talvez. É importante conhecer o que esta experiência tem a dizer sobre você e o porque de sua manifestação, antes de tentar simplesmente extingui-la de sua vida. 

As sessões de Psicanálise, por serem de natureza profunda, são capazes de fornecer elementos para mapear a origem deste sentimento de que há um perigo na iminência de acontecer, entender seu significado, diferenciá-lo das sensações de medo presentes no cotidiano e inclusive a necessidade de associar o tratamento analítico a outros tratamentos médicos.

Para mais informações, confira texto completo em Publicações.

03.

Depressão

A depressão é caracterizada como sendo um transtorno de humor. O humor, por sua vez, é uma orientação emocional que se apresenta de maneira persistente, dando uma espécie de “colorido” para as pessoas.

 

É importante diferenciar um episódio depressivo, um transtorno depressivo e a tristeza. Atualmente existe certa “patologização”, ou seja, uso de patologias ou doenças para descrever afetos ligados a fenômenos cotidianos. É comum ouvirmos as pessoas dizerem: “Hoje acordei depressiva” ou “Acho que estou entrando em depressão” quando na verdade estão passando por um momento de tristeza.

 

Tristeza é o oposto de alegria; é um sentimento saudável e demasiadamente humano, que surge inúmeras vezes ao longo da vida. Isto é sinal de que estamos vivos e de que ainda somos capazes de nos afetar pelas experiências. Sinta-se agradecido por poder entristecer-se a cada perda ou frustração!

Para saber se o que você esta sentindo é uma tristeza da vida, um episódio depressivo ou um transtorno depressivo (a depressão crônica), procure um psicanalista.

As sessões de Psicanálise, por serem de natureza profunda, são capazes de fornecer elementos para mapear a origem desta tristeza, entender a intensidade dela e inclusive a necessidade de associar o tratamento analítico a outros tratamentos médicos.

Para mais informações, confira texto completo em Publicações.

04.

Orientação Profissional

Muito tem se falado sobre o processo de Coaching. O Coaching é uma técnica utilizada para o desenvolvimento de habilidades específicas no campo profissional, auxiliando pessoas a compreenderem suas potencialidades para transformá-las em competências. Esta técnica pode ser utilizada como uma das ferramentas para o processo de Orientação Profissional.

 

A Orientação Profissional é um processo mais abrangente que o de Coaching, pois engloba aspectos relacionados à vocação, à carreira e aos processos de escolha. Após as entrevistas iniciais, os objetivos do processo são traçados e determina-se qual a melhor abordagem, segundo o tipo de necessidade:

 

Orientação de Carreira

A vida profissional atualmente é composta por uma série de transições não sendo mais tão linear quanto no passado.

As mudanças freqüentes exigem que os profissionais revejam constantemente sua carreira.

Este processo entende seu estágio atual de carreira (incluindo processos de transição envolvendo desemprego) e determina os próximos passos de sua trajetória profissional: “Mudança de emprego?”, “Mudança de área dentro da mesma empresa?”, “Promoção a uma nova função?”,  “Empreender em negócio próprio?” etc. 

Orientação Vocacional

Entender a sua vocação para finalmente focar em uma área específica de trabalho é um processo que pode ocorrer em diversas etapas da vida.

Geralmente, este tema torna-se mais urgente durante o ensino médio e é nesta fase que pais e estudantes buscam por um processo de orientação vocacional que auxilie o processo de escolha de uma profissão. No entanto, o processo de Orientação Vocacional pode ocorrer em diversas etapas da vida, sempre que se deseja explorar os motivos de escolha por determinada profissão e quem sabe, investir em novas possibilidades.

 

Técnicas utilizadas no processo de Orientação Profissional:

- entrevistas pessoais

- testes psicológicos (personalidade, escala de maturidade, áreas de interesse)

- técnicas de autoconhecimento

- imersão na realidade socioprofissional

Como funciona o sistema de honorários?

Diferentemente da Psicanálise, em que não existe uma previsão de término, o trabalho de Orientação de Carreira ou Orientação Vocacional é realizado com um prazo determinado, geralmente de 10 a 12 sessões (podendo haver variações) e o trabalho inicia-se por meio da construção de um projeto, adequado à necessidade atual do coachee.

 

Quem pode contratar este serviço?

Tanto empresas que queiram desenvolver o potencial de seus líderes (diretores, gerentes, coordenadores e supervisores) quanto indivíduos (de diferentes idades) que estejam em busca de desenvolvimento pessoal.

Siga-me

 

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle