Psicanálise

Ser e se sentir real dizem respeito essencialmente à saúde, e só se garantirmos o ser é que poderemos partir para coisas mais objetivas. Sustento que isso não é apenas um julgamento de valor, mas que há um vínculo entre a saúde emocional individual e o sentimento de sentir-se real.

Winnicott, 1967.

A Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana desenvolvido pelo médico Sigmund Freud em meados de 1890, que trouxe conceitos revolucionários para os fundamentos da Psicologia. Esta é a Psicanálise de Freud ou a Psicanálise Freudiana.

 

A linha adotada em meu trabalho é a desenvolvida por Donald Wood Winnicott (Psicanálise Winnicottiana), que advém da Psicanálise Clássica Freudiana, com algumas diferenças teóricas e práticas.

Ao longo de minha formação, participei de diversas atividades que me levaram ao encontro da Psicanálise e de Donald Wood Winnicott, psicanalista que me acompanha como referência teórica e escuta terapêutica.

Por meio da fala do paciente e da escuta do analista, o setting terapêutico é criado, e então é possível acessar a história de vida do paciente e reconstruir novas possibilidades de existência.

O objetivo principal é que aqueles que me procuram possam sentir que estão vivendo sua própria vida, podendo assumir o que realmente são, sem necessariamente cumprir imperativos externos ("Seja isso!"; "Faça isso desta forma!"). A obtenção desta autonomia é dada por meio de um trabalho de longo prazo em que analista e analisando se implicam no processo. Para que este estado de "viver sua própria vida" seja atingido é preciso que o tempo de cada um seja respeitado. Não há um prazo determinado, não há uma agenda prévia de assuntos a serem tratados e é por isso que é um trabalho rico e revelador. 

 

Já imaginou ser o verdadeiro dono da sua vida?

Posso pedir reembolso das sessões por meio do meu plano de saúde?

Sim, você poderá solicitar recibo para reembolso junto à sua operadora de saúde (consultar condições previstas em seu plano). 

Siga-me

 

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle